800 208 508 geral@emem.pt

EMEM, Empresa Municipal

 

Mais rotatividade, Melhor mobilidade

A Maia começou, há apenas pouco mais de três décadas, um processo de transformação económico, tecnológico, social e cultural, ímpar em Portugal.

De um território absolutamente irrelevante, do ponto de vista do desenvolvimento e da capacidade de atração, próximo a municípios com aparente mais potencial, tivemos a capacidade de definir e construir para o nosso concelho um desígnio de progresso integral, centrado na promoção da qualidade de vida, que nos tornou o território apetecível que somos hoje.

Fruto de uma sintonia coerente entre o pensar e o agir, concretizamos uma política de investimentos no capital humano e em infraestruturas únicas, que nos permitiram captar mais investimento e melhor talento que todas as geografias circundantes. Vivemos hoje num ecossistema vibrante e magnético, envolto numa atmosfera amiga e responsável, onde todos contam e são importantes.

Com vista a dar continuidade a esta visão estratégica, estamos a otimizar o serviço da EMEM, Empresa Municipal, cuja missão é consolidar e afirmar a qualidade de vida e a vivência do território, a sustentabilidade integral e a conectividade e o desenvolvimento tecnológico, numa área fundamental como é a mobilidade.

Assumimos, desde já, um compromisso de dedicação e firme responsabilidade de continuar este caminho de magnetismo e prosperidade sustentável que nos carateriza, envolvendo e mobilizando todos aqueles que estão alinhados e comprometidos no cumprir desta missão de fazer a Maia Sorrir para a Vida.

Estrutura Organizacional

A Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM, tem vindo a reforçar a sua atividade na área da mobilidade e em particular na gestão do estacionamento à superfície, pautando pela procura da qualidade, comodidade do serviço prestado e uma resposta às exigências dos munícipes e agentes de desenvolvimento local, alinhando a estratégia concertada de mobilidade para o município da Maia, com uma política de pricing bastante acessível, nunca esquecendo a promoção de práticas de estacionamento mais sustentáveis, contribuindo desta forma para a descarbonização.

O acompanhamento sistemático e contínuo da fiscalização, e a rápida resposta às anomalias que surgem nos equipamentos, contribuem para um serviço de proximidade de melhor qualidade, bem como para elevar a performance económica e operacional da empresa.

A EMEM,EM foi criada em 1999 e é constituída por uma Assembleia Geral representante do acionista único Câmara Municipal da Maia, constituída pelo:

Presidente Assembleia Geral
António Domingos da Silva Tiago

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Pós-Graduado em “Alta Direção” pela AESE – Associação de Estudos Superiores de Empresa;
Desempenhou, durante vários anos, funções de Chefe de Divisão nos SMAS da Maia; Deputado à Assembleia Municipal da Maia no mandato 1985-89; Presidente do Conselho de Administração da Espaço Municipal, E.M.; Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, E.M.; Administrador da Lipor; Administrador do Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia; Membro fundador da AMILEÇA – Associação dos Amigos do Leça; Sócio Honorário de inúmeras Coletividades e Associações do Concelho da Maia.

Secretária da Assembleia Geral

Marisa Gisela Soares das Neves

Nasceu em 1984, em Penafiel. Concluiu a licenciatura em Direito, menção de Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 2008. É Mestranda em Ciências Jurídico-Publicísticas na Universidade Lusófona do Porto, desde 2019. Em 2012 celebra contrato de trabalho em funções públicas com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, na carreira de Técnica Superior, jurista, integrando no mapa de pessoal da entidade até à presente data. Exerceu as funções inerentes à carreira Técnica Superior na área jurídica, elaborando pareceres e informações jurídicas nas mais diversas áreas de atuação da entidade pública, e regulamentos internos. Integrou a equipa do PDCT – Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega, no âmbito do Portugal 2020, com particular enfoque no apoio jurídico à contratação pública inerente à execução do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa. Integrou diversos grupos de trabalho, de que se destacam o Grupo de trabalho para a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nos Municípios da CIM-TS; Implementação da Central de Compras da CIM-TS; Economia Circular no Tâmega e Sousa. Elaborou o Plano Estratégico de Compras Públicas da CIM-TS para o ano de 2019. Organizou o ciclo de quatro conferências na área jurídica no ano de 2019 «Quid Juris, Tâmega e Sousa?». Foi ainda responsável por acompanhar o contencioso da entidade, e exerceu funções de Secretariado aos órgãos da CIM. Integrou diversos júris de procedimentos concursais, bem como, júris de recrutamento de pessoal. Em janeiro de 2020 foi nomeada Chefe da Unidade de Apoio aos Órgãos Autárquicos do Município da Maia, em regime de comissão de serviço, cargo dirigente que exerce atualmente.

Frequentou diversas ações de formação, conferências e seminários, nas mais diversas áreas jurídicas, ministradas pela Ordem dos Advogados Portugueses, Universidade do Minho, AEDREL, CEDIPRE, entre muitas outras entidades, com destaque para o Curso de Especialização em Compras Públicas, ministrado pelo IGAP. É detentora do CAP. É Advogada, com inscrição voluntariamente suspensa na Ordem dos Advogados Portugueses desde 2013.

Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração
Mário Nuno Alves de Sousa Neves

Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais;
MBA em Gestão Autárquica; Licenciado em Ciências Históricas, Ramo de Património; Presidente do Conselho de Administração da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, E.M.; Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Conservatório de Música da Maia; Administrador-Delegado do TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia;
Quadro Millennium BCP; Sócio Fundador e ex-Vice-Presidente da “MaiaInova” – Agência para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Empresarial do Concelho da Maia; Sócio Fundador e Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Educ’África; Sócio da Associação Portuguesa de Ciência Política; Sócio Fundador e Vice-Presidente da ACPRI – Associação de Ciência Política e Relações Internacionais; Sócio Honorário de inúmeras Associações e Coletividades de cariz cívico e cultural; Ex-Membro da Comissão Executiva da Rede das Cidades Ibero-Americanas para Cultural.

 

Primeira Vogal
Maria Alexandra Leite da Silva Torres Teles de Menezes

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Porto); Inscrita na Ordem dos Advogados desde 2006; Membro da Assembleia Municipal da Maia de 2009 a 2021;

 

Segundo Vogal
Ângelo Augusto Santos Oliveira

Licenciatura Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (FEUP, 1992-1997); Curso de Especialização/ MBA (parte curricular de mestrado) em Logística (EGP-UP, 2000-2003); Curso de Defesa Nacional (IDN, 2011-2012); Pós-graduação “The Challenges of Global Poverty” (MIT, 2013); Pós-graduação “Energy 101” (The University of Texas System, 2013); Curso “Next Generation Infrastructures: Complexity, Governance and Regulation (Delft University, 2014); Mestrado em Direito e Segurança (UNL, 2013-2015);CAGEP – Curso Avançado de Gestão Pública (INA, 2015-2016); Curso “Cibersegurança e gestão de crises no ciberespaço” (IDN, 2017); Título de Especialista em “Engenharia e Gestão Industrial” DL 206/2009 (ISEC-IPC, 2020); Pós-graduação executiva “Driving Digital Strategies” (Harvard, 2021);
Exerceu as funções de: Administrador executivo na STCP; Administrador não executivo nos Transportes Intermodais do Porto; Secretário Metropolitano da Comissão Executiva Metropolitana do Porto; Diretor-adjunto do Centro Distrital do Porto – Instituto da Segurança Social; Administração e/ou direção executiva de diversas empresas privadas (1997-2015). Orador e conferencista; Professor de formação executiva; Júri em provas académicas na área da Engenharia Gestão Industrial; Consultor; Voluntário em ONG’s; Presidente e Membro das Mesas de Assembleia de Coletividades Maiatas.

 

 

A EMEM,EM está sujeita à ação certificação legal de contas tendo como Fiscal Único a Sociedade de Revisores Esteves, Pinho & Associados, SROC representada pelo Sr. Dr. Luis Manuel Moura Esteves.

O quadro de pessoal da EMEM,EM comporta 22 colaboradores e colaboradoras, distribuídos por um total de 12 homens e 9 mulheres, ocupando as mais diversas categorias profissionais.